sábado, 2 de julho de 2011

Igrejas condenam uso da energia nuclear

"Igrejas e entidades de todo o mundo condenam a continuidade do uso da energia nuclear para geração de energia depois do acidente de Fukushima.

   Em vista da catástrofe nuclear após o terremoto no Japão, as igrejas exigem o fim do uso da energia atômica. 'Uma tecnologia que não perdoa erros não nos faz bem', disse o presidente da Igreja Evangélica na Alemanha (IEA), Nikolaus Schneider. O dirigente da Conferência alemã dos bispos católicos, Robert Zollitsch, afirmou que a 'energia nuclear não é energia do futuro'.

   Segundo ele, não necessárias novas formas de energia que preservem o ambiente e que possam ser controladas sem riscos. Para o pastor Schneider 'precisamos sair dessa forma de energia o quanto antes, pois lidamos em terreno inseguro'. Mesmo um país altamente desenvolvido tecnologicamente agora aponta que não há outra alternativa e que a 'sociedade tecnológica precisa aprender a humildade, pois não domina tudo', disse.

   Para os líderes das igrejas não se trata somente de debater sobre o tempo de vida das usinas nucleares. Chegou a hora de dar um basta e de apontar todas as dramáticas consequências de se continuar utilizando esse tipo de energia. Chegou o momento de promover um 'desembarque rápido' da tecnologia atômica.
   O diretor do Instituto de Ciências Sociais da IEA, Dr. Gerhard Wegner, disse que essa atitude deveria basear-se num princípio ético fundamental, que diz: 'Você deve correr somente aqueles riscos pelos quais você pode responsabilizar-se'. A catástrofe nuclear no Japão mostra claramente que não há seguro contra o fracasso técnico e humano.
   O patriarca Bartholomeu I, da Igreja Ortodoxa de Constantinopla, também apelou aos governos de todo o mundo para que repensem suas políticas atômicas. Entrementes começam a ser anunciados inúmeros protestos ao redor do mundo, reforçando o desembarque urgente das energias baseadas na fissão nuclear."
Com informações do Evangelischer Pressedienst
Presença Luterana - Revista do Sínodo Sudeste da IECLB - Ano 1 - Edição nº 01 - Maio/Junho 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário